in O cinema e a invenção da vida
moderna (org. Leo Charney e Vanessa Schwartz - 2001)
Fim do século XIX - Paris
L"vida real vivencada como um show, mas ao mesmo tempo, os shws tornavam-se cada ve mais parecidos com a vida"
-1º cinema: gosto do público pela realidade - questão cultural particular
L percepção diferente da habital, que relacionava o espectador com o aparato cinematográfico
-Ativdades e práticas culturais da época
L necrotério de Paris
L museus de cera
L panoramas
L espetáculos e narrativa ligados na florescente cultura de massa em Paris
>>O necrotério de Paris
1888 - Filas se formavam em Paris para ver as vítimas no necrotério
- Em um dia movimentado, até 40 mil pessoas passavam pelo local
- A ideia original de abrir o necrotério para visitação era identificar as vítimas anônimas, o que acabou virando uma forma de entretenimento
-O necrotério foi construído em 1864 no centro de Paris, atrás da catedral de Notre Dame, no quai l'Archvêché ( onde hoje se encontra o Mémorial à la déportation) e era aberto ao público sete dias por semana do amanhecer ao anoitecer.
-Salle d'exposition no fim do séc XIX
1880 - 1914 - Aumento de 250% na circulação dos jornais diários
-Fait divers: reportagens de acidentes horríveis e crimes sensacionais e romances em apítulos baeados em histórias reais - interesse do público pela realidade
1886 - Caso da menina de 4 anos "Enfant de la rue de Vert-Bois". 50 mil pessoas. Encontrada em 29 de julho, ficou exposta e foi enterrada apenas em 17 de agosto
1907 -Necrotério fechado em março - "foi o primeiro teatro gratuito a anunciar fechamento" - protesto de um jornalista sobre o que nomeou como "teatro do crime"
L Por que o necrotério fazia tanto sucesso? voyeurismo, desejo de olhar
Resposta: "auxílio visual do jornal, colocando no palco os mortos que haviam sido descritos em detalhe, com sensacionalismo, pela palavra impressa".
O fim do século XIX foi tido como a era dourada da imprensa, que teve papel importante no desenvolvimento do espetáculo parisiense. A notícia do crime descrita no jornal e os corpos expostos no necrotério uniam NARRATIVA + IMAGEM.
>>Musée Grévin
1882 -Museu de cêra, inaugurado no Boulevard Montmartre
-Sucesso com 1/2 milhão de visitantes por ano
-Funciona até hoje
-Inspirado no inglês Madame Tussaud's
-Criado por um jornalista, Arthur Meyer, e pelo caricaturista, Alfred Grévin com a ideia de ser um jornal vivo
-Destaques para imagens de bastidores como a construção da Torre Eiffel
-O quadro de cêra "Um ensaio na comédie française" de 1887 dava a impressão de movimento conforme você passava por ele. Linha narrativa conforme o espectador caminha pela obra
>>Panoramas
-Entretenimento do século XVIII que renasceu entre 1880 e 1890
Imagens:
Todas essas formas de entretenimento demonstram o grande interesse das pessoas pela realidade e pelos mistérios do homem. Com a evolução tecnológica dos dias de hoje, essa realidade de interesses não deixa de ser atual, como é possível observar, por exemplo, na exposição "The Bodies".
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1. Um espécime humano é preservado temporariamente para parar a decomposição. 2. O espécime é dissecado para apresentar sistemas e estruturas específicos. 3. A dissecção é imersa em acetona para evacuar toda a água do corpo. 4. Desidratado, o espécime é colocado num banho de polímero de silicone e selado numa câmara em vácuo. 5. Em vácuo, a acetona sai do corpo em forma de gás e é substituída pelo polímero de silicone até ao mais profundo nível celular. 6. O polímero de silicone endurece com a cura. 7. O espécime preservado permanentemente, com a estrutura intacta, está preparado para ser examinado e estudado. |
»»A desconhecida do Sena (L'Inconnue de la Seine) foi uma menina encontrada morta na margem do rio francês que nunca foi identificada. Suas feições inspiraram muitos artistas da época e era comum encontrar esculturas do seu rosto como parte da decoração da casa das pessoas nos 1900.
»»A História de um crime - L'histoire d'un crime (1901) - 5 minutos
- do diretor Ferdinand Zecca, cineasta da Pathé.
O filme foi baseado em uma cena de um crime representado na exposição do Museu Grévin. É dito que esse filme foi o primeiro a apresentar o recurso do flashback de que se tem memória na historia do cinema.
sinopse: O filme começa na cela de um condenado à morte que, enquanto dorme, sonha com os principais momentos da sua vida: a sua juventude, a má influência de alguns amigos, os hábitos alcoólicos, o assassinato de um empregado bancário, a prisão, o julgamento, a sentença e o local da execução. O flash-back desenrola-se numa janela da parede da sua cela.
Esse seminário foi maravilhoso e o filme é um achado! No próximo curso, vou incluir no programa com os devidos créditos para Anna Rodrigues!
ResponderExcluirHehe. Valeu, profa.
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