quarta-feira, 16 de junho de 2010

"O espectador cinematográfico antes do aparato do cinema: o gosto do público pela realidade na Paris fim-de-século"

in O cinema e a invenção da vida

moderna (org. Leo Charney e Vanessa Schwartz - 2001)

Fim do século XIX - Paris

L"vida real vivencada como um show, mas ao mesmo tempo, os shws tornavam-se cada ve mais parecidos com a vida"

-1º cinema: gosto do público pela realidade - questão cultural particular

L percepção diferente da habital, que relacionava o espectador com o aparato cinematográfico

-Ativdades e práticas culturais da época

L necrotério de Paris

L museus de cera

L panoramas

L espetáculos e narrativa ligados na florescente cultura de massa em Paris

>>O necrotério de Paris

1888 - Filas se formavam em Paris para ver as vítimas no necrotério

- Em um dia movimentado, até 40 mil pessoas passavam pelo local

- A ideia original de abrir o necrotério para visitação era identificar as vítimas anônimas, o que acabou virando uma forma de entretenimento

-O necrotério foi construído em 1864 no centro de Paris, atrás da catedral de Notre Dame, no quai l'Archvêché ( onde hoje se encontra o Mémorial à la déportation) e era aberto ao público sete dias por semana do amanhecer ao anoitecer.

-Salle d'exposition no fim do séc XIX

1880 - 1914 - Aumento de 250% na circulação dos jornais diários

-Fait divers: reportagens de acidentes horríveis e crimes sensacionais e romances em apítulos baeados em histórias reais - interesse do público pela realidade

1886 - Caso da menina de 4 anos "Enfant de la rue de Vert-Bois". 50 mil pessoas. Encontrada em 29 de julho, ficou exposta e foi enterrada apenas em 17 de agosto

1907 -Necrotério fechado em março - "foi o primeiro teatro gratuito a anunciar fechamento" - protesto de um jornalista sobre o que nomeou como "teatro do crime"

L Por que o necrotério fazia tanto sucesso? voyeurismo, desejo de olhar

Resposta: "auxílio visual do jornal, colocando no palco os mortos que haviam sido descritos em detalhe, com sensacionalismo, pela palavra impressa".

O fim do século XIX foi tido como a era dourada da imprensa, que teve papel importante no desenvolvimento do espetáculo parisiense. A notícia do crime descrita no jornal e os corpos expostos no necrotério uniam NARRATIVA + IMAGEM.

>>Musée Grévin

1882 -Museu de cêra, inaugurado no Boulevard Montmartre

-Sucesso com 1/2 milhão de visitantes por ano

-Funciona até hoje

-Inspirado no inglês Madame Tussaud's

-Criado por um jornalista, Arthur Meyer, e pelo caricaturista, Alfred Grévin com a ideia de ser um jornal vivo

-Destaques para imagens de bastidores como a construção da Torre Eiffel

-O quadro de cêra "Um ensaio na comédie française" de 1887 dava a impressão de movimento conforme você passava por ele. Linha narrativa conforme o espectador caminha pela obra

>>Panoramas

-Entretenimento do século XVIII que renasceu entre 1880 e 1890

Imagens:

Todas essas formas de entretenimento demonstram o grande interesse das pessoas pela realidade e pelos mistérios do homem. Com a evolução tecnológica dos dias de hoje, essa realidade de interesses não deixa de ser atual, como é possível observar, por exemplo, na exposição "The Bodies".

O Processo

1. Um espécime humano é preservado temporariamente para parar a decomposição.

2. O espécime é dissecado para apresentar sistemas e estruturas específicos.

3. A dissecção é imersa em acetona para evacuar toda a água do corpo.

4. Desidratado, o espécime é colocado num banho de polímero de silicone e selado numa câmara em vácuo.

5. Em vácuo, a acetona sai do corpo em forma de gás e é substituída pelo polímero de silicone até ao mais profundo nível celular.

6. O polímero de silicone endurece com a cura.

7. O espécime preservado permanentemente, com a estrutura intacta, está preparado para ser examinado e estudado.


Detalhes e curiosidades no texto

»»A desconhecida do Sena (L'Inconnue de la Seine) foi uma menina encontrada morta na margem do rio francês que nunca foi identificada. Suas feições inspiraram muitos artistas da época e era comum encontrar esculturas do seu rosto como parte da decoração da casa das pessoas nos 1900.

»»A História de um crime - L'histoire d'un crime (1901) - 5 minutos

- do diretor Ferdinand Zecca, cineasta da Pathé.

O filme foi baseado em uma cena de um crime representado na exposição do Museu Grévin. É dito que esse filme foi o primeiro a apresentar o recurso do flashback de que se tem memória na historia do cinema.

sinopse: O filme começa na cela de um condenado à morte que, enquanto dorme, sonha com os principais momentos da sua vida: a sua juventude, a má influência de alguns amigos, os hábitos alcoólicos, o assassinato de um empregado bancário, a prisão, o julgamento, a sentença e o local da execução. O flash-back desenrola-se numa janela da parede da sua cela.

2 comentários:

  1. Esse seminário foi maravilhoso e o filme é um achado! No próximo curso, vou incluir no programa com os devidos créditos para Anna Rodrigues!

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